15 maio 2010

Retiro de Catequizandos em preparação para 1ª Eucaristia


Aconteceu hoje à tarde, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis), o retiro dos catequizandos em preparação para sua 1ª Eucaristia, que ocorrerá no próximo sábado. Como hoje também é o Dia Internacional da Família, e entendendo o seio familiar como a primeira Igreja a qual fazemos parte, que formará a base para uma busca sólida pelo amadurecimento da fé, os pais e parentes dos catequizandos também foram convidados a participar.

A catequista Mônica ficou encarregada de conversar com os pais e discutir com eles o tema da Eucaristia, enquanto Frei Rodrigo e Frei Marcos ficaram com os catequizandos. Cada um se apresentou ao grupo, dizendo suas motivações em participar do retiro e o quais suas expectativas para a celebração que se aproxima. A partir das intenções de cada um, simbolizadas na vela que ia passando de mão em mão, serviu para que sua chama acendesse o círio pascal, símbolo da presença de Cristo entre nós.
O tema do retiro foi a missão do discípulo, tomando como base o texto de Lc 24, 13ss que narra o encontro dos discípulos de Emaús com o Cristo ressuscitado. A frase "Fica conosco, Senhor!" foi o lema de todo o encontro, ressaltada e repetida inúmeras vezes.
Outro ponto em evidência foi a preparação para a 1ª confissão dos catequizandos, explicando o sentido do sacramento da Penitência, incluindo um rito de purificação onde cada um se apresentava como impuro e tendo suas mãos lavadas pelo outro catequizando: reconhecimento - perdão.

Ficaram, então, três ideias que marcaram o tema discutido: 1) os dois mandamentos-resumo de Cristo (Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo); 2) o lema e desejo do bom discípulo cristão (Fica conosco, Senhor!); e, 3) o que é Eucaristia (Deus que deseja estar conosco e nós que queremos estar com Ele).

Vale ressaltar a animação na participação dos cânones Sempre Encontrando e Alegrai-vos sempre no Senhor puxados por Frei Marcos e sua disposição em colaborar e participar no retiro.

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm

Um comentário:

  1. Bem interessante, Deus abençoe seu blog para que seu trabalho tome maiores dimensões e atinja a mais pessoas, abraço! http://proj-amor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir