22 maio 2010

Celebração da 1ª Eucaristia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus


Na celebração eucarística de hoje à tarde, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, 22 crianças e jovens celebraram sua Primeira Eucaristia junto à comunidade de fiéis da paróquia.

Foi, de fato, uma bela celebração onde se podia notar no rosto de cada um deles a alegria por poder participar, pela primeira vez, da mesa da comunhão, do sacramento da união de Deus conosco e nós com Ele. Pais e familiares fizeram da igreja um espaço pequeno para comportar a todos. Frei Adriano, pároco, presidiu a celebração sempre fazendo referência à força do Espírito Santo (já que a missa já era da Solenidade de Pentecostes) e sua inspiração na vida dos cristãos.

Como oração dos fiéis, os catequizandos fizeram orações de pedido pelos dons do Espírito Santo, enquanto outros traziam velas representando os sete dons. Esta ficaram acesas durante toda a celebração, até o momento em que o Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado foi apagado, encerrando o Tempo Pascal. Neste momento, as velas, símbolo da ação do Espírito Santo, foram levadas pelos corredores, passando pela assembleia, simbolizando o envio do Espírito e que, a luz que antes estava acesa no Círio Pascal, agora queimava nos corações de todos ali reunidos.
Com a Primeira Comunhão realizada, encerram-se também o período inicial da catequese, o que não significa que seja o fim da formação como cristão. A participação do Sacramento Eucarístico deve ser o alimento espiritual para uma vida cristã ativa, de solidariedade para com o próximo e necessitado, amor e respeito pelos irmãos. Rezemos para que estas crianças sejam sempre fiéis a este compromisso assumido hoje.

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário